Edifício da Junta de Freguesia

Dados do Património
Nome: Edifício da Junta de Freguesia

Edifício da Junta de Freguesia, pouco comum em pequenas povoações. Foi erguido no topo de uma elevação de terreno no início do século XX, entre 1917 a 1919, na vigência da I República. Pena que as obras contempladas no projecto inicial não tivessem sido concluídas. A morte prematura do presidente da República Sidónio Pais e as convulsões políticas a que deu origem impediram a concretização integral das intervenções previstas. De salientar que, embora beneficiado de financiamento estatal, a obra foi realizada por administração directa da Junta de Freguesia. A escadaria larga, que deveria estender-se até à estrada, não passou do papel.
O edifício foi construído expressamente para nele se ministrar o ensino primário. De acordo com a politica educativa então seguida, os estabelecimentos de ensino construído de raiz incluíam espaços destinados a residência dos professores. No caso, o rés-do-chão seria reservado às salas de aulas – masculina e feminina – e o primeiro andar a fins de habitacionais. O facto de o projecto não ter sido concluído inviabilizou tais objectivo. O primeiro andar nunca foi dividido, ficando em telha vã e por rebocar. Das habitações, apenas se construíram laterais e chaminés, por sinal artisticamente trabalhadas. 
Só no ano lectivo de 1966/67 o edifício deixou de ter fins educativos. A escola foi então, provisoriamente, transferida para uma casa particular, de Eugénia Dias, situada no actual Largo Júlio José de Almeida, vindo a ocupar instalações próprias quatro anos volvidos. A Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico funciona em Além do Rio, num edifício bem dimensionado e com óptima localização.
A chamada “Casa Cor-de-Rosa”, a que nos vimos referindo, voltou então à posse administrativa da Junta de Freguesia, que procedeu a obras de restauro, em colaboração com a Câmara Municipal de Anadia. Hoje, alberga as sedes da própria Junta, da Associação Desportiva e Cultural e da Associação de Agricultores, pré-primária e Extensão de Saúde. Recentemente, no espaço onde em tempos funcionou a Casa do Povo, foi instalado um posto de Correios e os serviços administrativos do Centro de Apoio Social.